Conceito do Evento

Foto: Antônio Celso Toco
A idéia do Zona Afro é ampliar a conscientização sobre o valor da diversidade cultural brasileira, focando alcançar todas as camadas sociais de São João del-Rei e região. Desta forma, contribui-se para disseminar a conscientização patrimonial da população, sobre seus próprios potenciais culturais de descendência “afro”, sejam materiais ou imateriais.  
Promovendo o encontro de pesquisadores, agentes culturais, cidadãos, líderes de comunidades e demais interessados na cultura “Afro-brasileira”, colabora-se para a disseminação de discussões mais sérias e bem direcionadas sobre sua inserção na arte, na música e na história social da cultura brasileira.
Divulgando alguns dos projetos hoje atuantes no segmento da cultura afro-brasileira na região, o evento visa manter a Opta e os Apoiadores da Cultura no contexto social da cultura afro-brasileira, servindo como multiplicadores de informação sobre os debates acerca do tema, de importância crucial para a formação da cultura nacional.
Neste ano, a escolha do tema “O ERÊ” para o evento chama a atenção para a importância do jovem, criança ou adolescente como agente atuante na conservação de sua cultura, seja na periferia ou nos centros das cidades. Quem são aqueles jovens que mantém viva esta cultura e como eles podem valorizar e sentir-se valorizados quando exibem sua capoeira, sua dança, sua música, seus penteados, roupas e estilos que valorizam a participação de negros e africanos na formação cultural de nossa sociedade.
Leva-se de volta para o Centro de São João Del Rei, as manifestações culturais afro-brasileiras da cidade e regiões vizinhas, que outrora, por fatores sócio-culturais históricos diversos, empurraram-nas para as periferias. Transforma-se o Centro da cidade num espaço de respeito às variações culturais brasileiras. Institui-se que somos todos personagens ímpares, individuais, entretanto, influenciadas e moldadas em corpos sócio-culturais diversos e devemos o mesmo respeito mútuo, independente da cor da pele, do culto religioso ou da classe social,
PORQUE, AFINAL, SOMOS TODOS BRASILEIROS!!!